Ao menos 138 pessoas morreram em acidentes aéreos no Brasil em 2024, segundo dados da Força Aérea Brasileira (FAB). Entre 1º de janeiro e 5 de dezembro, foram registrados 40 acidentes fatais em diferentes regiões do país, com destaque para o estado de São Paulo, que concentrou a maioria dos casos.
O acidente mais grave do ano foi a queda do voo 2283 da Voepass, ocorrida em 9 de agosto, na cidade de Vinhedo, no interior paulista. A aeronave, um ATR 72-500 de prefixo PS-VPB, transportava 62 pessoas – 58 passageiros e quatro tripulantes – e nenhuma delas sobreviveu. O avião havia decolado de Cascavel (PR) às 11h58 com destino ao aeroporto de Guarulhos, mas caiu às 13h21 em um condomínio de chácaras.
O relatório preliminar do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apontou a presença de gelo na parte externa da aeronave como possível fator relacionado à queda. O relatório final ainda está em elaboração.
Outro acidente marcante foi a queda de um turboélice monomotor PA-46-350P em Itapeva (MG), no final de janeiro, deixando sete vítimas fatais. A aeronave fazia o trajeto entre Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG) quando caiu em uma área rural. Entre os ocupantes estavam os empresários Marcílio Franco e André Amaral, sócios da empresa Credfranco.
Em outubro, a queda de um helicóptero do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em Ouro Preto resultou na morte de seis agentes que estavam em uma missão de resgate. O acidente ocorreu após uma primeira queda de aeronave na mesma região, que havia feito uma vítima fatal.
Os números de 2024 representam um aumento de 79,2% em relação a 2023, quando 77 pessoas morreram em acidentes aéreos. Nos últimos seis anos, o Brasil registrou 524 vítimas fatais em quedas de aeronaves, com 2024 sendo o ano mais trágico do período.
Avião cai em Gramado (RS)
Um avião caiu no centro de Gramado, na serra Gaúcha, na manhã deste domingo (22). O acidente aconteceu na Avenida das Hortênsias. Informações iniciais dão conta de que a aeronave, de pequeno porte, caiu em cima de lojas e casas.
A aeronave sairia de Gramado e iria para Jundiaí, interior de São Paulo. O Governador Eduardo Leite já foi informado e acompanha as atualizações sobre a queda do avião em Gramado-RS.
Corpo de Bombeiros confirmou a informação, mas não há informações do número de vítimas até o momento




