A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informou que o bairro São Miguel, em Caucaia, será contemplado com obras de saneamento em Caucaia dentro do planejamento de universalização dos serviços de esgotamento sanitário. A informação foi divulgada após moradores da região relatarem problemas relacionados à ausência de rede de esgoto e dificuldades de infraestrutura urbana.
Segundo a companhia, a inclusão do bairro faz parte da estratégia para ampliar a cobertura dos serviços de esgoto no Estado. A meta estabelecida é alcançar um índice de 90% de cobertura de esgotamento sanitário até 2033.
A Cagece, porém, não informou um cronograma específico com datas para início das intervenções no São Miguel. A companhia destacou que a expansão da rede depende do planejamento das ações previstas para a universalização do saneamento.
Obras de saneamento em Caucaia incluem bairro São Miguel, informa Cagece
De acordo com a Cagece, o São Miguel está entre as áreas que serão atendidas pelas ações voltadas à ampliação do sistema de esgotamento sanitário. A implantação da estrutura busca garantir o atendimento adequado à população e reduzir problemas relacionados ao descarte irregular de resíduos.
O saneamento básico é considerado um serviço essencial por estar ligado diretamente à saúde pública, preservação ambiental e melhoria das condições urbanas. A ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto também contribui para reduzir impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida dos moradores.
A manifestação da companhia ocorre após moradores do bairro denunciarem que convivem há anos com dificuldades relacionadas à falta de estrutura adequada. A comunidade relatou problemas como pontos com esgoto exposto e transtornos provocados pelas condições das vias.
Companhia explica situação enquanto rede de esgoto não chega ao local
A Cagece informou ainda que, nas áreas onde ainda não existe rede de esgotamento sanitário disponível, a população deve realizar a destinação do esgoto doméstico da forma mais adequada possível dentro das condições existentes naquele momento.
A companhia ressaltou que a fiscalização relacionada ao descarte irregular de esgoto é de responsabilidade dos órgãos ambientais.
A orientação ocorre enquanto os serviços definitivos de saneamento não são implantados nessas localidades. A chegada da rede coletora e das estruturas necessárias depende da execução das obras previstas no planejamento de expansão.
Com a confirmação da inclusão do São Miguel no plano de universalização, moradores aguardam informações sobre os próximos passos e sobre o cronograma das intervenções que deverão levar melhorias estruturais ao bairro.




