O PDT Ceará realizou, neste sábado (25), a convenção estadual da legenda no Ginásio Aécio de Borba, em Fortaleza, oficializando as candidaturas de deputados federais e estaduais para as eleições deste ano. O evento reuniu lideranças do partido e da base governista, entre elas o governador Elmano de Freitas (PT), o senador Cid Gomes (PSB), o presidente nacional em exercício do PDT, deputado federal André Figueiredo, e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT). Durante os discursos, os participantes defenderam a continuidade do projeto político que governa o Ceará desde 2007, reforçaram a aliança entre PDT, PT e PSB e convocaram a militância para o início da campanha eleitoral.
André Figueiredo defende mandato coletivo e fortalecimento do PDT
Principal nome do PDT na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados, André Figueiredo afirmou que a bancada federal da legenda continuará atuando de forma coletiva, valorizando também os candidatos que permanecerem na suplência.
"Nós faremos um mandato coletivo. Tenho absoluta convicção de que quem ficar numa suplência elevada também vai dar orgulho ao Ceará quando estiver na Câmara dos Deputados, defendendo o nosso Estado."
O deputado destacou ainda sua trajetória política e disse que seus mandatos sempre foram dedicados à defesa dos interesses da população cearense. Ele também criticou parlamentares que, segundo afirmou, priorizam interesses de grupos econômicos em detrimento da população.
"De que adianta trazer 500 médicos e votar contra o povo? Votar em pautas que só servem aos poderosos, àqueles que financiam campanhas ricas e milionárias?"
Ao encerrar a fala, André lembrou o legado do ex-governador Leonel Brizola e destacou a tradição do PDT na defesa da educação pública.
Elmano projeta reeleição e destaca parceria com Lula
Em discurso voltado à mobilização eleitoral, o governador Elmano de Freitas afirmou que o grupo político inicia uma nova etapa da campanha em busca da reeleição. O petista defendeu a continuidade da parceria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ressaltou investimentos nas áreas de educação e saúde.
Ao comentar o cenário nacional, Elmano criticou as tentativas de contestação do resultado das eleições de 2022 e afirmou que os cearenses tiveram papel decisivo na volta de Lula à Presidência da República.
"Nós, cearenses, somos muito importantes para ter colocado de volta o maior presidente deste país, Luiz Inácio Lula da Silva."
O governador também anunciou a visita de Lula ao Ceará na próxima semana e destacou obras como o Hospital Universitário do Ceará. Na educação, atribuiu ao senador Cid Gomes o início da política de escolas de tempo integral no Estado e afirmou que a modalidade será universalizada até o fim do ano.
Ao concluir o discurso, Elmano comparou a campanha eleitoral a uma equipe entrando em campo.
"Até aqui, nós estávamos na missão de governar. A partir de hoje, o nosso time estava só se preparando. Quando esse time entrar em campo para valer, esse Ceará vai dar vitória ao time de Lula, de Elmano, de Cid, de Camilo, de André e de tantos outros companheiros."
Cid Gomes oficializa aliança entre PSB e PDT
Representando o PSB, o senador Cid Gomes oficializou a aliança com o PDT para as eleições e reafirmou apoio à candidatura à reeleição de Elmano de Freitas.
Cid elogiou o presidente do PDT, André Figueiredo, destacando sua coerência e compromisso com os ideais do partido. Também defendeu a importância de ampliar a representação de parlamentares progressistas no Congresso Nacional.
"Ser progressista é defender menos injustiça social, é defender menos desigualdade. É isso que nós precisamos no nosso país."
O senador afirmou que a continuidade do atual projeto político é fundamental para reduzir as desigualdades do Ceará e elogiou características pessoais do governador.
"O Elmano é humilde, simples, tem palavra e compromisso profundo com um projeto que tem melhorado o nosso Estado."
Evandro Leitão defende reorganização partidária
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, destacou a importância da reorganização do PDT e afirmou que o fortalecimento da legenda contribuirá para ampliar sua presença em todo o Ceará.
Segundo ele, a união entre os partidos da base governista será decisiva para manter o ciclo administrativo iniciado em 2007.
"Essa reorganização partidária é importante para que o PDT possa se fortalecer em todos os municípios do Estado."
Evandro também lembrou sua trajetória política no PDT antes de ingressar no PT e afirmou acreditar na reeleição de Elmano de Freitas.
"Todos nós, unidos, vamos reconduzir por mais quatro anos o governador Elmano, dando continuidade a tudo aquilo que tem sido feito desde 2007."
Convenção marca início da mobilização eleitoral
Além de homologar as candidaturas proporcionais do PDT, a convenção marcou o início da mobilização eleitoral da legenda e consolidou a aliança entre PDT, PT e PSB no Ceará. O evento reuniu prefeitos, vereadores, parlamentares, dirigentes partidários e militantes, que defenderam a continuidade do projeto político liderado pelo governador Elmano de Freitas e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.




