PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Lira diz que 'ato monocrático' não pode mudar autonomia do Congresso em emendas e pede diálogo

Presidente da Câmara defende autonomia do Congresso para destinação de emendas parlamentares em evento em Brasília

Compartilhe

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defendeu a autonomia do Congresso Nacional para a destinação de emendas parlamentares, durante evento da Confederação Nacional das Santas Casas de Misericórdia (CMB), em Brasília, na noite desta terça-feira, 13. O deputado alagoano disse que um "ato monocrático" não pode mudar esse entendimento.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

É a primeira vez que Lira se manifesta publicamente sobre emendas após a decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que exigiu maior transparência nas transferências das chamadas "emendas pix" e das emendas de comissão.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Os recursos das emendas de comissão, por exemplo, são utilizados como moeda de troca no Congresso, de acordo com interesses políticos, e são viabilizados pelo orçamento. Com a decisão do Supremo, as operações das emendas pix foram suspensas. Dino determinou ainda que o Congresso divulgue informações sobre as emendas de comissão.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também: Lula defende apuração com rigor no STF: "Abra-se o sigilo de todo mundo"
PUBLICIDADE

No jantar, Lira fez um discurso diante da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de outras autoridades.

Em suas declarações, Lira disse que a autonomia do Congresso não pode ser alterada por "decisão monocrática" e afirmou que o orçamento não pertence somente ao Poder Executivo, e sim, ao Legislativo.

"Neste evento, eu não poderia deixar de fazer uma referência à atual discussão sobre a autonomia do Poder Legislativo em relação à destinação das emendas parlamentares", declarou Lira.

O presidente da Câmara continuou: "Com todo o respeito, repito, com todo o respeito à autonomia dos demais poderes, continuarei a defender que é o Congresso Nacional que mais sabe, que mais conhece a realidade dos municípios brasileiros e da realidade da saúde que lhes é ofertada".

Em seguida, Lira fez uma menção à ministra da Saúde.

"Os 513 deputados federais e os 81 senadores vivem, ministra Nísia, os problemas da prestação de serviços de saúde", declarou. "Sabem que as Santas Casas e os hospitais filantrópicos sobrevivem com o apoio indispensável das emendas parlamentares a eles destinadas."

Lira acrescentou: "Não podem mudar isso, com todo o respeito, num ato monocrático, quaisquer que sejam os argumentos e as razões, por mais que elas pareçam razoáveis".

Na sequência, o deputado disse que "o diálogo é imperativo e é o caminho para o entendimento", mas frisou que o orçamento também pertence ao Legislativo. Ele afirmou, ainda, que os parlamentares são "municipalistas na essência".

"É sempre bom lembrar que o orçamento não é, não pertence unicamente ao Executivo", declarou. "O orçamento é votado pelo Congresso Nacional."

Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS

Fonte: Estadão

Leia também
Lula defende apuração com rigor no STF: "Abra-se o sigilo de todo mundo"
JORNAL DA RECORD
Lula defende apuração com rigor no STF: "Abra-se o sigilo de todo mundo"
15 de set. de 2026 - 23:20
Flávio Dino vota pelo adiamento de julgamento de Moraes no STF para dia 23 de setembro
CASO BANCO MASTER
Flávio Dino vota pelo adiamento de julgamento de Moraes no STF para dia 23 de setembro
15 de set. de 2026 - 17:24
Lula sanciona lei que oferece crédito de até R$ 200 mil para carros e motos a motoristas de app
FINANCIAMENTO
Lula sanciona lei que oferece crédito de até R$ 200 mil para carros e motos a motoristas de app
14 de set. de 2026 - 21:31