PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Previsão no Focus do BC para déficit primário em 2024 passa de 0,70% para 0,69% do PIB

Projeções do déficit primário para 2024 e 2025 apontam desafios fiscais e necessidade de ajustes.

Compartilhe

A mediana do relatório Focus do Banco Central para o déficit primário de 2024 oscilou negativamente, de 0,70% para 0,69% do Produto Interno Bruto (PIB), interrompendo uma sequência de seis semanas de estabilidade. Considerando as 15 projeções atualizadas os últimos cinco dias úteis, passou de 0,64% para 0,70% do PIB.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Os números seguem distantes da meta deste ano, de déficit zero, com tolerância de 0,25 ponto porcentual do PIB para mais ou para menos. Mesmo após ter anunciado uma contenção de R$ 15 bilhões em gastos, o próprio governo espera obter um déficit primário de R$ 28,8 bilhões em 2024, exatamente em linha com o piso do alvo.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A mediana do Focus para o déficit primário de 2025 permaneceu em 0,70% do PIB a meta do ano que vem também é de déficit zero, com tolerância de 0,25 ponto do PIB. Um mês atrás, a projeção estava em 0,66%.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também: Quixeramobim celebra 237 anos com chegada da Transnordestina
PUBLICIDADE

Nominal

A estimativa intermediária do Focus para o déficit nominal de 2024 se manteve em 7,30% do PIB. Há um mês, a projeção era de 7,25%. A estimativa intermediária para 2025 sugere déficit nominal de 6,50% do PIB, mesmo nível da última semana e de um mês atrás.

O resultado primário reflete o saldo entre receitas e despesas do governo, antes do pagamento dos juros da dívida pública. Já o resultado nominal reflete o saldo já após o gasto com juros e outras despesas financeiras.

A mediana para a dívida líquida do setor público como proporção do PIB seguiu em 63,70% em 2024, mesmo indicador de um mês antes. A estimativa intermediária para 2025 passou de 66,0% para 66,20%, contra 66,0% um mês antes.

Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS

Fonte: Estadão

Leia também
Quixeramobim celebra 237 anos com chegada da Transnordestina
DESENVOLVIMENTO
Quixeramobim celebra 237 anos com chegada da Transnordestina
15 de set. de 2026 - 12:14
INSS alerta para golpe da falsa prova de vida contra aposentados e pensionistas
INVESTIGAÇÃO
INSS alerta para golpe da falsa prova de vida contra aposentados e pensionistas
15 de set. de 2026 - 10:40
Ganhadores da Lotofácil terão que esperar fim da greve da Caixa para resgatar prêmio
SORTEIO
Ganhadores da Lotofácil terão que esperar fim da greve da Caixa para resgatar prêmio
15 de set. de 2026 - 10:29