PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Veja detalhes de como será a cerimônia de posse de Lula

Presidente eleito terá agendas no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no Itamaraty

Compartilhe
Veja detalhes de como será a cerimônia de posse de Lula
Foto: GCMais

Desfile a céu aberto e festa com líderes estrangeiros. Essa é a expectativa do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a posse, em 1º de janeiro de 2023. A cerimônia terá três momentos diferentes — no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no Palácio do Itamaraty —, e começará no início da tarde.

A expectativa, segundo fontes da RecordTV, é que a posse só comece por volta de 14h, para garantir tempo hábil para que chefes de Estado de diferentes países cheguem ao Brasil após a virada do ano.

Lula sairá do hotel em um carro fechado até a Esplanada dos Ministérios. Lá, trocará de carro e desfilará a céu aberto no Rolls Royce, ao lado da primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, até a chapelaria do Congresso Nacional.

Leia também: Lula defende apuração com rigor no STF: "Abra-se o sigilo de todo mundo"
PUBLICIDADE

No Congresso, o rito de posse prevê discurso, juramento à Constituição Federal, cumprimentos, descida da rampa e tiros de canhão. Depois desse momento, Lula voltará ao Rolls Royce e se dirigirá ao Palácio do Planalto.

Na sede do Executivo, o rito previsto é a subida da rampa e a entrega da faixa presidencial do atual presidente para o próximo. No entanto, ainda não há confirmação se Jair Bolsonaro (PL) e o vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), participarão da cerimônia.

Depois do Planalto, Lula segue para o Palácio do Itamaraty para um coquetel com chefes de Estado e delegações estrangeiras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na Esplanada dos Ministérios, representantes da transição planejam montar pelo menos dois palcos para a apresentação de artistas. A expectativa é que pessoas de diversos locais do Brasil venham acompanhar a posse do petista. A presença de Lula em um desses palcos, próximo ao público, ainda não foi confirmada.

A organização da posse foi delegada à primeira-dama, Janja, mas ainda não foram confirmadas reuniões oficiais da coordenação do evento.

Procurada pelo R7, a Secretaria de Segurança Pública do DF informou que o plano de segurança pública para o dia da posse presidencial está em fase de elaboração e terá a participação de instituições locais e federais, e, assim que for concluído, será divulgado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também
Lula defende apuração com rigor no STF: "Abra-se o sigilo de todo mundo"
JORNAL DA RECORD
Lula defende apuração com rigor no STF: "Abra-se o sigilo de todo mundo"
15 de set. de 2026 - 23:20
Flávio Dino vota pelo adiamento de julgamento de Moraes no STF para dia 23 de setembro
CASO BANCO MASTER
Flávio Dino vota pelo adiamento de julgamento de Moraes no STF para dia 23 de setembro
15 de set. de 2026 - 17:24
Lula sanciona lei que oferece crédito de até R$ 200 mil para carros e motos a motoristas de app
FINANCIAMENTO
Lula sanciona lei que oferece crédito de até R$ 200 mil para carros e motos a motoristas de app
14 de set. de 2026 - 21:31